A Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) sediou terça-feira (18/11) a etapa estadual da 2ª Conferência Nacional do Trabalho, realizada na Casa da Indústria, em Goiânia. Após duas décadas sem ocorrer, o encontro retornou ao debate público reunindo representantes do governo, trabalhadores e empregadores para discutir caminhos que promovam melhores condições de trabalho e aperfeiçoem as políticas laborais no País.
Como anfitriã da conferência, a Fieg atuou diretamente na organização por meio do Conselho Temático de Relações do Trabalho e Inclusão (CTRTI), que conduziu os trabalhos ao lado das demais representações tripartites. Durante o evento, foram debatidos temas como empregabilidade, qualificação profissional, segurança no trabalho, diversidade, inclusão produtiva e o fortalecimento do diálogo entre os setores.
Para a presidente do CTRTI, Lorena Blanco, que representou a bancada dos empregadores nas discussões, a retomada da conferência representa um momento significativo para Goiás. “Depois de 20 anos, retomamos um espaço indispensável de construção conjunta. Ser anfitriões desta etapa mostra o compromisso da Fieg em estimular o diálogo e ouvir todos os lados. Só avançamos nas relações do trabalho quando reunimos diferentes vozes para buscar soluções reais e possíveis”, afirmou.
No total, 15 propostas foram aprovadas na etapa estadual e serão encaminhadas para a fase nacional da Conferência Nacional, prevista para março de 2026, em São Paulo, reunindo delegações de todo o Brasil em busca de uma agenda moderna, inclusiva e alinhada às transformações do mercado de trabalho.
A etapa estadual contou com presença de Magno Lavigne, secretário de Qualificação, Emprego e Renda do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE); Nivaldo Santos, superintendente regional do Trabalho em Goiás; Cesar Moura, secretário da Retomada do Governo de Goiás; Fernanda Carvalho, representante da Organização Internacional do Trabalho (OIT); e Fernando Mota, da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), representante da bancada dos trabalhadores.


.jpg)

