Hapvida promove "Arraiá da Inclusão" em Goiânia


Evento, realizado na Clínica Setor Bueno, contou com estrutura adaptada e profissionais especializados para garantir diversão, socialização e pertencimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

 

A clínica Hapvida, localizada no Setor Bueno (T2) em Goiânia, realizou uma programação especial para celebrar o mês junino com foco na inclusão. O "Arraiá da Inclusão", ocorrido no dia 24 de junho, ofereceu atividades nos períodos matutino (às 9h) e vespertino (às 15h), aliando tradição e alegria à segurança de um ambiente gerido por profissionais especializados em Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Eventos como esse são fundamentais para o desenvolvimento social de pessoas com autismo, pois oferecem um espaço estruturado para a prática da socialização programada. Especialistas destacam que a interação social é um dos principais desafios para indivíduos com TEA, e ambientes que proporcionam previsibilidade e suporte terapêutico são essenciais para estimular habilidades comunicacionais e de convívio, indo além do tratamento clínico tradicional.

Pensando nas particularidades sensoriais, a festa contou com uma equipe multiprofissional preparada para oferecer suporte e realizar adaptações no ambiente. Isso incluiu a gestão de estímulos como o volume da música e a intensidade das luzes.

A presença de mediadores e a criação de um espaço calmo para momentos de pausa foram estratégias que garantiram uma experiência mais acolhedora e prazerosa. Segundo a psicóloga e coordenadora da Clínica TEA Hapvida Setor Bueno, Karina Siqueira, "os pacientes que têm maior sensibilidade a barulho se divertiram na festa e socializaram enquanto usavam os abafadores de ouvido".

A programação foi animada e acessível, com muita cantoria, dança e uma variedade de comidas típicas. Para completar a atmosfera festiva, os participantes foram convidados a ir a caráter. A maioria compareceu vestida a rigor, acompanhada por pais, familiares e cuidadores.

A organização reforçou que a festa foi um espaço para celebrar a cultura brasileira de forma inclusiva, promovendo o pertencimento e o respeito à neurodiversidade. Karina Siqueira complementou: "Tudo foi preparado com muito cuidado e segurança. Foi um sucesso. A gente está muito contente com os resultados de todas as ações que temos feito aqui. Nossos terapeutas têm sentido nitidamente a evolução de cada paciente".

Uma das atividades pensadas com o objetivo de praticar a socialização foi o compartilhamento de pratos típicos. A recomendação de que cada família levasse uma iguaria para o encontro foi uma das experiências propostas pelos terapeutas. A alimentação, porém, foi planejada com cuidado, oferecendo opções diversificadas para respeitar a seletividade alimentar comum em pessoas com TEA, evitando a pressão para consumo e garantindo alternativas confortáveis para todos os gostos.

Com essa iniciativa, a Hapvida reafirma o compromisso com a saúde e o bem-estar de seus pacientes, demonstrando que a inclusão social é parte vital do tratamento. A coordenadora avaliou que "é possível perceber uma progressão bem mais acelerada no tratamento quando os profissionais investem e incentivam esse tipo de programação, que tira o paciente da rotina, mas é prevista e previsível. Eles são preparados com antecedência e se sentem prontos, tranquilos e seguros para participar de uma ação que movimenta muitas pessoas ao mesmo tempo".

Ações como o "Arraiá da Inclusão" são essenciais para criar laços comunitários e provar que, com planejamento e profissionalismo, todos podem celebrar juntos, promovendo alegria e qualidade de vida.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem